sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Sobre desafios e a culpa materna

Quando engravidei pela segunda vez , da Antônia , achava que meu maior desafio seria físico , já que não tenho nem empregada , nem babá.
Ficava me perguntado se conseguiria dar conta da casa , da comida , da roupa e ainda das meninas.
Hoje vejo que definitivamente esse nunca foi meu maior desafio.
Ter dois filhos em idade tão próximas , exige da mãe uma maturidade emocional que não é muito fácil de alcançar, por muitas vezes eu me pego exausta emocionalmente , como se elas sugassem de mim toda a energia que acumulei durante minha vida toda.

Em alguns momentos me vejo a beira de um surto, e ai , é preciso parar , pensar e respirar fundo , muitooooooo fundo pra não perder o controle da situação.
Como já comentei em um outro post a Rafa esta vivendo uma fase bem difícil com relação a mim, e mesmo eu me desdobrando pra dar amor , carinho e atenção na mesma medida para as duas , ela sempre consegue me desmoronar com frases do tipo , "você não me ama mais?" e pra uma mãe ouvir isso de uma criança que ainda não completou nem três anos  , é muito difícil.
Já sei que ela fala esse tipo de coisa porque sabe que me atinge e assim ela consegue jogar comigo e conseguir o que quer , mais mesmo sabendo que é um artificio que ela usa pra me manipular , eu não consigo ficar indiferente.

Ai a bendita da culpa toma conta de mim, e eu me cobro ainda mais , será que eu não podia fazer mais? dar mais atenção? brincar mais?
Mais ao mesmo tempo eu tenho certeza de que sou uma boa mãe , dou meu máximo , e sinto que preciso ser firme com ela , porque senão vou acabar perdendo o controle da situação.
Fico pensando que se agora que a Antônia ainda é um bebe a coisa já esta assim , imagina quando ela crescer um pouco mais?
Se eu não controlar a Rafa agora , depois isso vai virar uma bola de neve e ai a coisa vai desandar de vez , mais não é nada fácil educar com firmeza e amor .
Minha esperança é que essa fase passe e que ela volte a ser a criança tranquila que sempre foi , como digo pro meu marido tudo na vida passa e tenho fé que essa é só mais uma fase  que em breve vai passar!







Nenhum comentário:

Postar um comentário