quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Depressão Pós Parto ou Baby Blues









E ai mães preparadas para o feriadão?
Delicia poder ficar um tempinho a mais com os pimpolhos né?
Andei um tiquinho sumida por esses dias mais agora vou voltar a fazer posts diários e pra hoje resolvi falar um pouquinho sobre meu pós parto e o quanto me custou a minha falta de planejamento.

Quando estava gravida da minha primeira filha , nunca parei pra pensar , nem organizar como seria meu pós parto.
Sempre fui do tipo de pessoa que "se vira" ou "dá um jeito".
E com meu pós parto pensava da mesma forma , "se não tiver ninguém pra me ajudar , eu me viro , dou meu jeito".
Mais quando minha bebê nasceu , foi que vi que as coisas não seriam tão simples assim.
Como contei no post sobre amamentação , já na maternidade tive dificuldades para amamentar , isso por si só , já me deixou bastante fragilizada emocionalmente.
Quando fomos para casa , era uma chuva de opiniões e pitacos vindos de todos os lados, para ajudar , tinha dispensado a ajuda da minha mãe pois outra pessoa iria me ajudar nos primeiros dias em casa , só que a pessoa deu para traz .
Quando me dei conta , estava eu , sozinha , com uma bebê de três dias , casa , comida , roupa , tudo sobre minha responsabilidade , e ainda com os hormônios enlouquecidos.
Me sentia insegura, assustada , ou melhor apavorada , com medo de fazer tudo errado e com medo de não dar conta do recado, juntando tudo isso , o resultado era CHORO , ou melhor , CHORODESESPERO.
Eu passava os dias sozinha com minha bebê  , chorando e pedindo a Deus que mantivesse minha sanidade pra que eu conseguisse dar o melhor de mim pra minha filha.
Sentia que estava sozinha , desamparada , como se não pudesse contar com mais ninguém no mundo.
Quando alguém me oferecia ajuda , eu simplesmente não conseguia aceitar , pode parecer loucura , mais eu sentia , que aceitando estaria assinando um atestado que me reprovava como mãe.
Esse período durou alguns dias , tempo necessário pra que minha mãe notasse que tinha algo de errado comigo.
Foi então que mesmo contra minha vontade ela voltou a ficar mais próxima e principalmente começou a me alertar de que eu estava andando por um caminho perigoso.
Junto a isso cheguei as mãos de um pediatra maravilhoso , que mais que me orientar sobre os cuidados com minha bebê , me mostrou que ser mãe não é saber ou acertar tudo , mais sim dar o nosso melhor dentro dos limites do nosso corpo e mente.
E o mais incrível , é que quando passei a me cobrar menos , passei a acertar mais.
Se o que tive chegou a ser uma depressão pós parto ou foi apenas um baby blues mais intenso não sei , mais não desejo que nenhuma mãe se sinta como me senti.
Se pudesse deixar alguns conselhos diria:
Aceitem a ajuda de todos que tiverem dispostos a ajudar.
Cobrem-se  menos , como diz o ditado , quando nasce um bebê nasce também uma mãe , uma mãe cheia de medos , incertezas e desafios.
E por último , sigam seus corações , no fundo , toda mãe sabe o que é melhor para o seu bebê.
Depois de passar por tudo isso no meu primeiro pós parto posso dizer com toda certeza que todo esse choque de realidade maternal serviu para me amadurecer como mãe e me super preparar pro pós parto da minha segunda filha , que foi delicioso por sinal.
Já no segundo dia ainda na maternidade já dormimos sozinhas e também não tive ninguém pra me ajudar em casa.
Mais passei por ele sem medos , sem choro e sem traumas .
E o pós parto de vocês como foi?




O que é o Baby Blues?
Baby Blues se caracteriza por uma alteração transitória no humor da mãe que atinge de 50% a 80% das mulheres e se apresenta logo após o nascimento do bebê (entre o 3° e 5° dias após o parto) desaparecendo em poucos dias e de forma espontânea. Os sintomas mais freqüentes são tristeza, irritabilidade, ansiedade e choro, e esses sentimentos acontecem devido as rápidas alterações nos níveis hormonais, o stress do parto e a consciência da responsabilidade aumentada, pois esse é um novo papel a ser desempenhado carregado de incertezas e inseguranças.
Esses sentimentos são perfeitamente compreensíveis uma vez que o bebê está ali, depende 100% desta mãe, ele chora, sente fome, dorme em horários diferentes e ela por sua vez quer satisfazer suas necessidades.
No entanto, é importante que a mãe fique atenta, pois este período (Baby Blues) não se prolonga por muito tempo, e se os sintomas persistirem o ideal é que a mãe busque ajuda médica, pois há também a Depressão Pós Parto que tem os sintomas muito parecidos com os de uma Depressão comum e deve ser tratada, e a recuperação não é de forma espontânea como é no Baby Blues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário