segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Adeus bico!

Eu brinco dizendo que a Rafa já saiu da placenta chupando bico.
Ela amou o biquinho desde o primeiro momento , foi amor a primeira vista , diferente de muitos bebês que conheço , ela aceitou  o bico desde que ofereci pela primeira vez.
Ainda na maternidade, na primeira noite , ela estava muito agitada e a dinda dela foi até uma farmácia , comprou um bico  e oferecemos  para ela , escondido das enfermeiras é claro e ela se acalmou na hora.
Quando fomos pra casa  foi o  bico que me ajudava a acalma-la nos primeiros dias.
E como não amamentei , ele foi nosso amigão , ajudando ela na  necessidade de sucção.
Só que os meses foram passando , ela crescendo e quando perdíamos o bendito bico era um " Deus no acuda" , por ai eu pressentia  que a retirada do bico não seria algo nada fácil , talvez por isso eu tenha adiado tanto.
No fim do ano passado criei coragem , tinha tomado a decisão de  fazer a retirada , mais quando fui falar com a pediatra ,  ela não achou uma boa ideia, afinal de contas ela ainda não tinha nem dois anos e eu estava grávida , ela já estava se sentido mais carente e tão logo ela teria que abrir mão de tantas coisas por causa da irmãzinha que estava por vir , achamos então que o  melhor era  adiar a retirada , pelo menos por hora ficou decidido que aquele não era o melhor momento pra fazer a retirada do bico.
A Antônia nasceu e com ela mil outros afazeres nasceram também , isso fez com que cada vez mais ,eu fosse adiando decisões importantes e que me tomariam muito tempo  , como por exemplo a tão esperada retirada do bico.
Mas desde a metade deste ano decidi que não dava mais para adiar , e decidimos então que até o natal faríamos isso.
A Rafa tem vivido uma fase um tanto quanto difícil , o terrible two dela parece que nunca mais vai acabar , e coisas simples viram um acontecimento.
Com a Antônia agora maiorzinha e interagindo  , as coisas complicam ainda mais , porque ela quer toda atenção o tempo todo e não aceita dividir absolutamente nada com a mana.
Por isso tinha que arrumar uma forma de fazer a retirada do bico de forma natural , sem que ela sentisse que estava perdendo alguma coisa e sim ganhando.
Foi então que nosso querido Papai Noel entrou na jogada, desde a metade do ano venho preparando ela para a dia que iriamos até o shopping entregar o bico para o Papai Noel , ela já sabia que isso iria acontecer quando o Natal estivesse chegando, foi muito engraçado por que ela saia de casa e via as lojas enfeitadas e queria que a gente montasse a decoração de natal em casa , mas quando fomos montar a arvore ela disse, "o Papai Noel ta chegando , acho que ele vai levar meu bico".
E pra que ela não odiasse o Papai Noel dissemos a ela que ele faria uma troca  , levaria o bico e traria o presente que ela escolhesse .
E assim fomos levando , todos os dias íamos lembrando ela de que logo teríamos que ir fazer a troca com o Papai Noel.
E então neste feriadão eu e meu marido decidimos que faríamos isso juntos , já que ele ia estar com a gente por três dias seguidos e se ela tivesse uma crise por causa do bico eu não estaria sozinha com as duas.
No sábado a tarde convidamos então ela para ir ao shopping para fazer a troca e ela não quis ir , disse que queria que o papai levasse o bico para o Papai Noel e assim fizemos , eu e ela juntamos todos os bicos , colocamos em uma caixinha de presente com direito a laço e tudo e pedimos  para o papai levar para o Papai Noel.
Demos Tchau para o bico quando papai saiu com o carro de casa.
Papai saiu e voltou com um monte de brinquedinhos , coisinhas de 1,99 mesmo , dizendo que o Papai Noel tinha mandado em troca dos bicos , ela fez aquela festa, amou tudo , na hora de dormir pediu uma vez apenas pelo bico e lembramos a ela da troca , ela não insistiu nem chorou e dormiu.
Nessa primeira noite ela acordou chorando umas 3 vezes , mais não pediu o bico , só choramingou um pouquinho e voltou a dormir.
E assim estamos desde sábado, sem o bico , estou muito feliz e  muito orgulhosa dela, mas acho que a forma como fizemos a retirada é a grande responsável pelo sucesso.
A grande maioria das pessoas me criticava por não ter feito a retirada do bico mais cedo , mais acho que tudo tem seu momento , fiz as coisas aos poucos , sem pressa , pra que ela fosse se acostumando com a idéia e quando a coisa realmente aconteceu ela já sabia que tinha que acontecer.
E era isso que eu queria , que ela não sofresse , que  não odiasse o Papai Noel e que fosse algo natural .
E assim conseguimos fazer o nosso desbicamento e ai , com vocês , como foi?



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


2 comentários: