quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Cesária X Parto Normal

Sei que falar  sobre cesária e parto normal  é um tanto quanto polêmico, e nem gostaria de estar entrando tão cedo neste assunto aqui no blog , já tinha até pronto meu segundo post sobre amamentação , mais vi em um grupo do facebook do qual faço parte,uma postagem que me chamou tanto a atenção que não tinha como passar batido.
O post era de uma mãe  , ou melhor , futura mãe , pela foto do seu perfil  , devia ter no máximo uns 27,28 anos de idade.
Na postagem ela estava apavorada , por que não tinha condições financeiras pra pagar por uma cesária na rede privada e não queria ter sua bebê em uma maternidade pública de parto normal porque não queria sentir dor.
Confesso que quando vi o post , a primeira coisa que me veio a cabeça foi:
"Onde esta o obstetra dessa mãe?"
E pensando só por mais uns dois segundos minha pergunta já era outra:
"Que tipo de obstetra tem essa mãe?"
Sim , por que das duas , uma , ou ela não tem um obstetra , ou ele não esta dando a esta mãe informações suficientes pra que ela faça sua escolha com certeza e verdade.
Por que se a questão é DOR , no parto normal , sem analgesia ( praticado hoje nas maternidades públicas) ,ela vai sentir dor , o que não quer dizer que ela fazendo uma cesária na rede privada  ela não sinta.
Pra mim , a única diferença é em que momento ela vai sentir dor , se ao trazer seu bebê ao mundo , uma dor momentânea , ou a dor de uma recuperação cirúrgica, por que sim , cesária assim como no parto normal também tem dor.
A grande maioria das pessoas que conheço que fizeram  cesária  , me relataram uma recuperação bastante dolorosa e que perdura por alguns dias .
Um ponto que quero deixa claro , é que não sou contra ou favor de uma coisa ou outra , nem poderia , afinal a cesária em muitos casos salva vidas.
O que sou contra , é a falta de informação e esclarecimento .
Por que uma escolha baseada na falta de informação  ou em falsas informações não tem como ser bem sucedida.
Como disse no inicio , sei que esse assunto é muito polêmico por isso, pelo menos neste post não quero me estender , mais pra finalizar , quero dizer , que sou DEFENSORA sim, das ESCOLHAS , do direito de escolher  como você vai trazer seu filho ao mundo , mais esta escolha tem que ser baseada em informações claras e verdadeiras não em meias verdades!









Nenhum comentário:

Postar um comentário