sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Amamentação , eu NÃO consegui !








Pensei muito antes de falar a respeito da minha experiência com relação a amamentação, mais acho importante meu relato , por que tenho certeza de que não fui a primeira nem serei a última a passar por essa situação.
Posso dizer que minhas experiências com a amamentação foram no mínimo frustrantes, acredito que grande parte dessa frustração toda se deva a imagem que é passada nas campanhas de amamentação que vejo espalhadas por ai , onde tudo acontece como em um passe de magica , o bebê abocanha  a mama , o leite sai facilmente , e a coisa toda acontece , sem dor , sem  sofrimento e todos vivem felizes e saudáveis para sempre.
Gostaria muito que minha história tivesse acontecido assim também , mais infelizmente passou bem longe disso.
Ainda  quando estava gravida da minha primeira filha , fiz tudo como minha obstetra recomendou , passava a bucha , pegava sol , não hidratava e por isso tinha certeza absoluta de que iria amamentar .
Só que assim que minha filha nasceu , vi que as coisas não seriam tão simples , nem tão fáceis como eu havia imaginado.
A Rafa nasceu magrinha, pesava apenas 2,950 kl , porém tinha uma pega bem forte.
Logo que nasceu , ainda na sala de parto , ela mamou , logo depois, fomos para o quarto e ela mamava o tempo todo , ou melhor , sugava o tempo todo, e eu acha maravilhoso , isso reforçava ainda mais minha certeza de  que eu teria sucesso nesta etapa tão importante pra mim da maternidade.
Mais o que eu nem imaginava , é que a "pega" que minha bebê estava fazendo na mama estava incorreta ,  eu achava que era só colocar ela no peito que a coisa acontecia .
Resultado , já no segundo dia , ainda na maternidade , comecei a sentir muita dor , foi então que procurei o Banco de Leite da maternidade (uma das vantagens de fazer o parto em maternidade pública) , e as enfermeiras prontamente me orientaram e ensinaram como eu devia fazer dali em diante, mais além da pega incorreta eu ainda tinha dois pontos que dificultariam ainda mais  meu processo de amamentação:
Primeiro: Minha mama era um pouco plana , talvez por isso a pega incorreta.
Segundo: Meu leite ainda não havia descido em boa quantidade , por isso ela queria ficar o tempo todo no peito , sugava , sugava  e não ficava satisfeita .
Por isso , ela ficava em torno de uma hora e meia sugando , dormia sugando , e quando eu tirava ela da mama , dormia de dez a quinze minutos e acordava chorando , muito provavelmente com fome.
Passei meu segundo dia todo com ela neste esquema , a noite as enfermeiras vieram até meu quarto pra fazer os procedimentos padrão , e quando foram examinar minhas mamas viram o quanto já estavam machucadas , e que o leite aquele danado , nada de aparecer.
Foi quando resolveram entrar com a complementação  , e foi batata , apenas um copinho de leite foi suficiente pra que minha pequena dormisse quase que a noite inteira.
No dia seguinte recebemos alta, fomos para casa , e foi ai que o bicho pegou realmente, em casa sem o complemento  ela voltou a ficar horas no peito e eu mera mortal que vos escreve já não aguentava mais, o cansaço , o sono , o medo dela estar ficando com fome e a dor me venceram.
E então no quinto dia de vida da minha pequena introduzimos o leite artificial , e podem ter certeza que não foi uma decisão nada fácil pra mim , mais eu realmente estava no limite.
Já esperava pelas críticas, tinha certeza que elas viriam , mais no fundo sentia que estava fazendo o melhor pra minha bebe e pra mim e embora tenha sido bombardeada por criticas de todos os lados , não me arrependi , sentia sim , constrangimento em contar que não estava amamentando mais , mais por que sabia que seria recriminada por isso.
As pessoas tem dificuldade em entender a dor do outro , como se uma mãe que ama seu filho escolhesse por pura vaidade não amamentar, em alguns momentos confesso que até passou pela minha cabeça que eu estava sendo menos mãe  ou que não estava sendo digna dessa missão por não ter amamentado meu bebê.
Mais hoje , mais madura com relação a essa questão , tenho certeza absoluta de que ninguém é mais ou menos mãe por que amamenta ou não , por que faz parto normal ou cesaria, por que fez dez ou duas ultrassons , ser mais ou ser menos mãe depende apenas do amor , do empenho e da dedicação que você deposita nessa missão.
Claro que eu queria ter amamentado, sonhei com isso , me preparei pra isso , mais infelmente não foi possível.
Quero  muito ainda falar sobre essa questão  , na minha segunda experiência , mais vou fazer isso em um outro post , pra não ficar muito cansativo.
Espero que outras mães que estão passando por isso ou já passaram possam ter seus corações um pouco mais leves agora por saberem que não foram as únicas.
E as futuras mães , mais que vontade , é necessário informação e dedicação .
As campanhas  de amamentação com  atrizes famosas , posando com seus bebês  , são lindas , mais é necessário mais que isso, é preciso alertar também sobre os desafios e dificuldades , pois os benefícios todas nós já conhecemos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário